Locomoção Independente

                     



ATIVIDADE DE LOCOMOÇÃO INDEPENDENTE


Desenvolvimento de competências e habilidades para locomover-se, em nível nuclear e extensivo, dando-lhes condições adequadas e seguras para realizar trajetos, seja para sua residência/instituição (FCEE)/trabalho/comunidade, usando o transporte coletivo e ou demais recursos da comunidade de forma independente e autônoma.
            Utiliza-se de atividades teóricas e práticas.

OBJETIVO

Promover a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos para que o aprendiz possa locomover-se com segurança e autonomia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


-     Reconhecer a importância da locomoção independente para a sua vida;
-      Nomear e identificar o seu endereço residencial e pontos de referência com precisão;
-    Identificar os principais sinais de trânsito e interpretá-los,
-       Vivenciar situações de locomoção independente através de simulações, vídeos e atividades práticas,
-   Desenvolver a atenção e a percepção à sinalização de trânsito, bem como noções     de   segurança    pessoal no trânsito;

-        Desenvolver atitudes de convívio social tais como: responsabilidade, paciência, tolerância,   humildade e respeito ao próximo;

-      Adquirir  conhecimentos relativos a direitos e deveres do cidadão;

-          Reconhecer e identificar, com autonomia, as linhas de transporte coletivo a  serem utilizadas em seu trajeto;

-     Utilizar a carteira de passe livre, cartão de passe e ou dinheiro;

EIXOS NORTEADORES

            Os eixos norteadores direcionam e fundamentam o desenvolvimento do trabalho.  Eles contemplam a práxis, contribuindo com o direcionamento das atividades e facilitando desta forma o processo ensino aprendizagem.

-          Gestão Pessoal:
          Na atividade de locomoção a gestão pessoal refere-se a aquisição da independência e autonomia de “ir” e “vir”; é desenvolver no aprendiz a capacidade intelectual de se auto  gerenciar. Este  auto gerenciamento deve ocorrer de forma processual, continuada e com responsabilidade.

     -          Segurança pessoal e segurança no trânsito:
            Segurança pessoal e segurança no trânsito são eixos imprescindíveis na atividade de locomoção, pois todo o processo de aquisição da independência de ir e vir, seja como pedestre ou na utilização de algum meio de transporte, deve ser realizado de forma responsável e segura.
            Cabe ressaltar a importância da abordagem de conteúdos relativos à noção do espaço, utilização de calçadas, atenção ao realizar a travessia de ruas, compreensão do significado da sinalização de trânsito, bem como estreitar relações ou acompanhar pessoas desconhecidas.

1 NIVEL NUCLEAR 

            A atividade em nível nuclear é aquela realizada no campus da FCEE, em sala de aula, por meio de atendimento em grupo e atendimento individual.

Atendimento em grupo

Formação de grupos de aprendizes com potencial a ser desenvolvido.

METODOLOGIA

Atendimento individual

            Desenvolver habilidades e competências que promovam o  auto gerenciamento, bem como a aquisição de  hábitos e atitudes no que se refere à segurança pessoal no trânsito.
            Planejamento individualizado que atenda às especificidades de cada aprendiz .

1 NIVEL EXTENSIVO

            Diz respeito às aulas práticas de locomoção que são realizadas de forma individual, no campus da FCEE, nas ruas próximas à instituição,  comunidade, endereço residencial, terminais e pontos de ônibus, bem como no interior do transporte coletivo.


Desenvolver ações que proporcionem:

- Conhecer a linha do ônibus que irá usar, observando o nome (letreiro), a cor do ônibus, os pontos de referência e os de parada ou qualquer outra possibilidade que possa ser utilizada como estratégia para a identificação;

- Conhecer os terminais de ônibus e identificar o seu ônibus;

- Andar nas ruas com segurança fazendo uso de calçadas, faixa de pedestres, passarelas, viadutos e semáforos;

- Realizar o pagamento de sua passagem usando corretamente o cartão (de passe livre e transporte) ou dinheiro;

- Realizar trajetos, seja a pé ou utilizando o transporte coletivo, evitando situações que promovam a falta de concentração na ação.

METODOLOGIAS DE ENSINO

Pesquisas

             Levantamento de dados referentes aos endereços e trajetos utilizados pelo aprendiz, horários de ônibus; pontos de referência; linhas utilizadas; leis de trânsito; e qualquer outro tema que favoreça o aprendizado.

Dinâmicas de Grupo

            As dinâmicas de grupo oportunizam a troca de experiências, promovendo assim a construção do conhecimento de forma coletiva, espontânea, prazerosa e significativa. Pode ser considerada também como uma estratégia facilitadora para a abordagem dos eixos norteadores.


Palestras

            Reforça e amplia os conhecimentos referentes aos temas abordados, esclarecendo dúvidas e atualizando informações.

Atividades em Grupo

            A atividade em grupo tem como principal objetivo a sondagem de habilidades e competências prévias. Pode acontecer em sala de aula ou por meio de atividades externas que contribuem para internalização das temáticas.

Atividade Individual

            Esta atividade complementa as atividades realizadas em grupo, abordando as defasagens específicas apresentadas por cada aprendiz.

Jogos Educativos

            É a maneira lúdica de abordar os temas.
            Habitualmente os jogos são construídos pelos aprendizes, pois são referentes às abordagens cotidianas desenvolvendo a concentração e o raciocínio lógico, sendo instigados a resolver situações, fazer associações e sínteses.

Mídias

            É uma ferramenta de trabalho utilizada em pesquisas, exibição de filmes, atividades dirigida e que atua como complemento das abordagens dos níveis nuclear e extensivo.


Aulas Práticas

            Ocorre em nível extensivo e refere-se exclusivamente a vivência prática da atividade de locomoção independente.

SUGESTÕES DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS

- Construir cronograma de atividades diariamente ou mensalmente;

- Elaborar plano de aula individual contemplando a atividade nuclear e extensiva;

- Promover discussões e reflexões sobre o conceito de locomoção independente e de seus benefícios para a sua vida;

- Realizar atividades dirigidas com desenho, escrita, xérox, foto, vídeo ou gravura para expor o pensamento, idéias e conhecimento construído;

- Ler e interpretar textos, frases e os sinais de trânsito;

- Assistir vídeos sobre o tema e realizar reflexões, analises e debates;

- Desenvolver painéis informativos ou cartilha ilustrativa sobre o trabalho desenvolvido;

- Estimular o raciocínio lógico por meio da criação, confecção e utilização de jogos pedagógicos relacionados ao trânsito, e da identificação da linha do ônibus utilizada;

- Observar, descrever e analisar figuras, imagens e situações relacionadas ao cotidiano no trânsito;

- Promover situações problemas para desenvolver o senso crítico e a tomadas de decisões;

- Criar e construir maquetes pedagógicas relacionadas ao trânsito para vivenciar através de simulações e situações de vida diária;

- Utilização de jogos disponíveis em  sites educacionais;

- Explorar notícias atuais sobre o dia a dia no trânsito e mudanças na legislação;

- Conscientizar da importância do zelo pelos seus pertences pessoais e documentos;

- Realizar filmagens durante as atividades cotidianas;

- Promover palestras com profissionais da área do transito.


AVALIAÇÃO

A avaliação é realizada de forma processual e contínua respeitando o ritmo de cada aprendiz, considerando como aspectos relevantes: independência, autonomia, responsabilidade, postura e aprendizado no que se refere às habilidades e competências.


IMPORTANTE

Nesta atividade não existe prazo de término, no entanto, faz parte do processo a realização de avaliações para verificar os avanços do aprendiz, bem como as suas defasagens.





Referência:

Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação.
Fundação Catarinense de Educação Especial.
Locomoção: independência e autonomia/ Org. Alexandra Machado da Silva, Neide Maria de Souza e Rosenilda Pereira Moizéis - São José (SC): DIOESC, 2012. 48 p.

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06/12/12


Aprendizes locomovem-se no transporte

coletivo com autonomia



 A Atividade de Locomoção Independente do Centro de Educação e Trabalho (CENET) organizada de forma sistematizada proporciona aos aprendizes desenvolver competências e habilidades, em nível nuclear (campus FCEE) e extensivo (fora do campus FCEE) com condições adequadas e seguras para locomoverem-se usando o transporte coletivo de forma independente, autônoma e responsável. Em 2012 a equipe de trabalho foi composta por uma pedagoga, três professoras e 17 aprendizes, todos envolvidos e comprometidos com a proposta de trabalho.
            Diante disso, obtivemos resultados significativamente positivos, pois quatro desses aprendizes conquistaram a autonomia e de ir e vir e a responsabilidade pela própria segurança.
           Ainda dentro desse contexto, três aprendizes estão em processo avançado na aquisição dos conhecimentos, o que futuramente resultará também na liberação da Atividade.
           Em 2013 estaremos ampliando o número de participantes, considerando a importância de Locomoção Independente na formação profissional e social da pessoa com deficiência, bem com a sua inclusão no mercado de trabalho.








            Pedagogo: Paulo Ricardo Pedroso.

Professoras:
Alexandra Machado da Silva;
Neide Maria de Souza;
Rosenilda Pereira Moizéis.



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