ATIVIDADE DE LOCOMOÇÃO INDEPENDENTE
Desenvolvimento
de competências e habilidades para locomover-se, em nível nuclear e extensivo,
dando-lhes condições adequadas e seguras para realizar trajetos, seja para sua
residência/instituição (FCEE)/trabalho/comunidade, usando o transporte coletivo
e ou demais recursos da comunidade de forma independente e autônoma.
Utiliza-se
de atividades teóricas e práticas.
OBJETIVO
Promover a
aquisição de conhecimentos teóricos e práticos para que o aprendiz possa
locomover-se com segurança e autonomia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer a importância da locomoção independente para
a sua vida;
- Nomear e identificar o seu endereço residencial e
pontos de referência com precisão;
- Identificar os principais
sinais de trânsito e interpretá-los,
- Vivenciar situações de locomoção independente através
de simulações, vídeos e atividades práticas,
- Desenvolver a atenção e a
percepção à sinalização de trânsito, bem como noções de segurança pessoal no
trânsito;
- Desenvolver atitudes de convívio social tais como:
responsabilidade, paciência, tolerância, humildade e respeito ao próximo;
- Adquirir conhecimentos relativos a direitos e deveres
do cidadão;
-
Reconhecer e identificar, com autonomia, as linhas de
transporte coletivo a serem utilizadas
em seu trajeto;
- Utilizar a carteira de passe
livre, cartão de passe e ou dinheiro;
EIXOS NORTEADORES
Os
eixos norteadores direcionam e fundamentam o desenvolvimento do trabalho. Eles contemplam a práxis, contribuindo com o
direcionamento das atividades e facilitando desta forma o processo ensino
aprendizagem.
-
Gestão Pessoal:
Na atividade
de locomoção a gestão pessoal refere-se a aquisição da independência e
autonomia de “ir” e “vir”; é desenvolver no aprendiz a capacidade intelectual
de se auto gerenciar. Este auto gerenciamento deve ocorrer de forma
processual, continuada e com responsabilidade.
Segurança
pessoal e segurança no trânsito são eixos imprescindíveis na atividade de
locomoção, pois todo o processo de aquisição da independência de ir e vir, seja
como pedestre ou na utilização de algum meio de transporte, deve ser realizado
de forma responsável e segura.
Cabe
ressaltar a importância da abordagem de conteúdos relativos à noção do espaço,
utilização de calçadas, atenção ao realizar a travessia de ruas, compreensão do
significado da sinalização de trânsito, bem como estreitar relações ou
acompanhar pessoas desconhecidas.
1 NIVEL NUCLEAR
A
atividade em nível nuclear é aquela realizada no campus da FCEE, em sala de
aula, por meio de atendimento em grupo e atendimento individual.
Atendimento em grupo
Formação de grupos de aprendizes com potencial a ser
desenvolvido.
METODOLOGIA
Atendimento individual
Desenvolver
habilidades e competências que promovam o
auto gerenciamento, bem como a aquisição de hábitos e atitudes no que se refere à
segurança pessoal no trânsito.
Planejamento individualizado que
atenda às especificidades de cada aprendiz .
1 NIVEL EXTENSIVO
Diz respeito às aulas práticas de locomoção que são
realizadas de forma individual, no campus da FCEE, nas ruas próximas à
instituição, comunidade, endereço
residencial, terminais e pontos de ônibus, bem como no interior do transporte
coletivo.
Desenvolver ações que proporcionem:
- Conhecer a linha do ônibus que
irá usar, observando o nome (letreiro), a cor do ônibus, os pontos de
referência e os de parada ou qualquer outra possibilidade que possa ser
utilizada como estratégia para a identificação;
- Conhecer os terminais de ônibus
e identificar o seu ônibus;
- Andar nas ruas com segurança
fazendo uso de calçadas, faixa de pedestres, passarelas, viadutos e semáforos;
- Realizar o pagamento de sua
passagem usando corretamente o cartão (de passe livre e transporte) ou
dinheiro;
- Realizar trajetos, seja a pé ou
utilizando o transporte coletivo, evitando situações que promovam a falta de
concentração na ação.
METODOLOGIAS DE ENSINO
Pesquisas
Dinâmicas de Grupo
As
dinâmicas de grupo oportunizam a troca de experiências, promovendo assim a
construção do conhecimento de forma coletiva, espontânea, prazerosa e
significativa. Pode ser considerada também como uma estratégia facilitadora
para a abordagem dos eixos norteadores.
Palestras
Reforça
e amplia os conhecimentos referentes aos temas abordados, esclarecendo dúvidas
e atualizando informações.
Atividades em Grupo
A
atividade em grupo tem como principal objetivo a sondagem de habilidades e
competências prévias. Pode acontecer em sala de aula ou por meio de atividades
externas que contribuem para internalização das temáticas.
Atividade Individual
Esta
atividade complementa as atividades realizadas em grupo, abordando as
defasagens específicas apresentadas por cada aprendiz.
Jogos Educativos
É
a maneira lúdica de abordar os temas.
Habitualmente
os jogos são construídos pelos aprendizes, pois são referentes às abordagens
cotidianas desenvolvendo a concentração e o raciocínio lógico, sendo instigados
a resolver situações, fazer associações e sínteses.
Mídias
É
uma ferramenta de trabalho utilizada em pesquisas, exibição de filmes,
atividades dirigida e que atua como complemento das abordagens dos níveis
nuclear e extensivo.
Aulas Práticas
Ocorre
em nível extensivo e refere-se exclusivamente a vivência prática da atividade
de locomoção independente.
SUGESTÕES DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS
- Construir cronograma de
atividades diariamente ou mensalmente;
- Elaborar plano de aula
individual contemplando a atividade nuclear e extensiva;
- Promover discussões e reflexões
sobre o conceito de locomoção independente e de seus benefícios para a sua
vida;
- Realizar atividades dirigidas
com desenho, escrita, xérox, foto, vídeo ou gravura para expor o pensamento,
idéias e conhecimento construído;
- Ler e interpretar textos,
frases e os sinais de trânsito;
- Assistir vídeos sobre o tema e
realizar reflexões, analises e debates;
- Desenvolver painéis
informativos ou cartilha ilustrativa sobre o trabalho desenvolvido;
- Estimular o raciocínio lógico
por meio da criação, confecção e utilização de jogos pedagógicos relacionados
ao trânsito, e da identificação da linha do ônibus utilizada;
- Observar, descrever e analisar
figuras, imagens e situações relacionadas ao cotidiano no trânsito;
- Promover situações problemas
para desenvolver o senso crítico e a tomadas de decisões;
- Criar e construir maquetes
pedagógicas relacionadas ao trânsito para vivenciar através de simulações e
situações de vida diária;
- Utilização de jogos disponíveis
em sites educacionais;
- Explorar notícias atuais sobre
o dia a dia no trânsito e mudanças na legislação;
- Conscientizar da importância do
zelo pelos seus pertences pessoais e documentos;
- Realizar filmagens durante as
atividades cotidianas;
- Promover palestras com
profissionais da área do transito.
AVALIAÇÃO
A avaliação é
realizada de forma processual e contínua respeitando o ritmo de cada aprendiz,
considerando como aspectos relevantes: independência, autonomia,
responsabilidade, postura e aprendizado no que se refere às habilidades e
competências.
IMPORTANTE
Nesta atividade
não existe prazo de término, no entanto, faz parte do processo a realização de
avaliações para verificar os avanços do aprendiz, bem como as suas defasagens.
Referência:
Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação.
Fundação Catarinense de Educação Especial.
Locomoção: independência e autonomia/ Org. Alexandra Machado da Silva, Neide Maria de Souza e Rosenilda Pereira Moizéis - São José (SC): DIOESC, 2012. 48 p.
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06/12/12
Pedagogo: Paulo Ricardo Pedroso.
Aprendizes locomovem-se no transporte
coletivo com autonomia
coletivo com autonomia
A Atividade de
Locomoção Independente do Centro de Educação e Trabalho (CENET) organizada de
forma sistematizada proporciona aos aprendizes desenvolver competências e
habilidades, em nível nuclear (campus FCEE) e extensivo (fora do campus FCEE)
com condições adequadas e seguras para locomoverem-se usando o transporte
coletivo de forma independente, autônoma e responsável. Em 2012 a equipe de
trabalho foi composta por uma pedagoga, três professoras e 17 aprendizes, todos
envolvidos e comprometidos com a proposta de trabalho.
Diante disso,
obtivemos resultados significativamente positivos, pois quatro desses
aprendizes conquistaram a autonomia e de ir e vir e a responsabilidade pela própria segurança.
Ainda dentro
desse contexto, três aprendizes estão em processo avançado na aquisição dos
conhecimentos, o que futuramente resultará também na liberação da Atividade.
Em 2013
estaremos ampliando o número de participantes, considerando a importância de
Locomoção Independente na formação profissional e social da pessoa com deficiência,
bem com a sua inclusão no mercado de trabalho.
Professoras:
Alexandra Machado
da Silva;
Neide Maria de
Souza;
Rosenilda
Pereira Moizéis.
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