Pré- qualificação

●   Grupo de Pré-qualificação

A Pré-qualificação consiste em oferecer maior variedade de atividades laborais, atividades teóricas voltadas a determinada função profissional e de locomoção independente, esta última como pré-requisito para acessar ao mercado de trabalho, na perspectiva de possibilitar ao aprendiz o desenvolvimento de habilidades e competências compatíveis com as exigências do mundo do trabalho. Deve focar a educação profissional e o trabalho como um conjunto de três grupos de habilidades:
 a) Habilidades básicas – tem como objetivo “aprender a pensar”. Envolve funções cognitivas que propiciem o desenvolvimento de raciocínios mais elaborados, desenvolvendo competência, funcionalidade e autonomia, utilizando como ferramentas a leitura, a escrita e a matemática.
 b) Habilidades de gestão – compreende conhecimentos relativos a gestão do processo produtivo, de tarefas e de serviços. Refere-se ao processo de trabalho, à capacidade de gerir o próprio tempo e as relações interpessoais.
c) Habilidades específicas – estão relacionadas ao trabalho e dizem respeito “ao saber fazer” e ao “saber ser”, desenvolvendo competências e conhecimentos específicos a cerca de processos, métodos, técnicas, normas, regulamentações, tipos de materiais e de equipamentos para aquisição de conteúdos próprios de cada atividade profissional.
A programação de atividades para cada grupo de pré qualificação tem duração máxima de vinte e quatro meses, com carga horária de vinte horas semanais,
No presente momento o Cenet dispõe dos seguintes grupos:

– Pré-qualificação Auxiliar de Atividades Administrativas:
Tem por objetivo proporcionar aos aprendizes conhecimentos e atividades relacionados ao trabalho bem como no desempenho das funções de Auxiliar de Atividades Administrativas.

 – Pré-qualificação Gastronomia:
Tem por objetivo proporcionar aos aprendizes conhecimentos e atividades relacionados ao trabalho bem como no desempenho das funções de Auxiliar de Cozinha e Panificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário