1ª Etapa – Iniciação para o trabalho
Esta etapa é composta por dois grupos com objetivos diferenciados:
o Grupo de Iniciação e o Grupo de Pré-qualificação.
● Grupo de Iniciação
O Grupo de
Iniciação tem por objetivo pesquisar e avaliar as competências do aprendiz, a
partir do levantamento das potencialidades, interesses profissionais e nível
acadêmico, com enfoque nas habilidades do sujeito, visando identificar os
apoios que este necessitará durante a pré-qualificação e a qualificação
profissional.
A programação de atividades para cada aprendiz, tem duração máxima
de doze meses, com carga horária de vinte horas semanais, sendo realizada uma
avaliação dos conhecimentos gerais e habilidades laborais do aprendiz, por meio
de protocolos de avaliação inicial, aplicados pelo professor com familiares e
aprendizes, para proceder os devidos encaminhamentos.
Para
a identificação, tanto do potencial quanto das defasagens apresentadas, são
utilizados os seguintes protocolos:
a) Perfil de Entrada
– Triagem (Dados pessoais do candidato; Vida acadêmica; Experiência na Educação
Profissional; Experiência no mercado de trabalho).
b) Entrevista inicial
com pais ou responsável (Dados referente ao aprendiz, relação familiar,
cooperação, independência, saúde).
c) Levantamento
Sociobiográfico (Entrevista com o aprendiz – levantamento de dados sobre a vida
pessoal, relações sociais, aspirações).
d) Relatório
Pedagógico (I – Identificação do aprendiz; II –
Linguagem expressiva e compreensiva;
III – Noções de matemática; IV – Noção temporal; V – Noção espacial; VI – Características pessoais e sociais)
III – Noções de matemática; IV – Noção temporal; V – Noção espacial; VI – Características pessoais e sociais)
e) Habilidades para o
Trabalho
f) Protocolo de
Adaptações Necessárias
g) Protocolo Síntese
do resultado da Avaliação Inicial
h) Termo de Encaminhamento ao Estágio, Contrato de
Aprendizagem e/ou Mercado de Trabalho.
O trabalho
desenvolvido neste grupo consiste em oferecer atividades básicas e observações
de situações reais de trabalho, visando o desenvolvimento de habilidades e
competências profissionais e sociais que dizem respeito ao “saber conhecer,
fazer, ser e conviver”, oportunizando conhecimentos técnicos e específicos de
cada profissão e também a Atividade de Locomoção Independente, proporcionando
maior variedade de experiências, na perspectiva de possibilitar ao aprendiz,
autonomia pessoal, resolução de problemas, trabalho individual e em equipe,
compreendendo o mercado de trabalho, limitações e aspirações pessoais e
profissionais.
Para tanto, são
desenvolvidos os seguintes temas:
– Identidade Pessoal;
– Higiene Pessoal e do
Ambiente; e
– Construindo a Identidade Profissional.
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