Iniciação para o trabalho




1ª Etapa – Iniciação para o trabalho
Esta etapa é composta por dois grupos com objetivos diferenciados: o Grupo de Iniciação e o Grupo de Pré-qualificação.

●   Grupo de Iniciação

O Grupo de Iniciação tem por objetivo pesquisar e avaliar as competências do aprendiz, a partir do levantamento das potencialidades, interesses profissionais e nível acadêmico, com enfoque nas habilidades do sujeito, visando identificar os apoios que este necessitará durante a pré-qualificação e a qualificação profissional.
A programação de atividades para cada aprendiz, tem duração máxima de doze meses, com carga horária de vinte horas semanais, sendo realizada uma avaliação dos conhecimentos gerais e habilidades laborais do aprendiz, por meio de protocolos de avaliação inicial, aplicados pelo professor com familiares e aprendizes, para proceder os devidos encaminhamentos.
Para a identificação, tanto do potencial quanto das defasagens apresentadas, são utilizados os seguintes protocolos:
a) Perfil de Entrada – Triagem (Dados pessoais do candidato; Vida acadêmica; Experiência na Educação Profissional; Experiência no mercado de trabalho).
b) Entrevista inicial com pais ou responsável (Dados referente ao aprendiz, relação familiar, cooperação, independência, saúde).
c) Levantamento Sociobiográfico (Entrevista com o aprendiz – levantamento de dados sobre a vida pessoal, relações sociais, aspirações).
d) Relatório Pedagógico (I – Identificação do aprendiz; II – Linguagem expressiva e compreensiva;
III – Noções de matemática; IV – Noção temporal; V – Noção espacial; VI – Características pessoais e sociais)
e) Habilidades para o Trabalho
f) Protocolo de Adaptações Necessárias
g) Protocolo Síntese do resultado da Avaliação Inicial
h) Termo de Encaminhamento ao Estágio, Contrato de Aprendizagem e/ou Mercado de Trabalho.

O trabalho desenvolvido neste grupo consiste em oferecer atividades básicas e observações de situações reais de trabalho, visando o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais e sociais que dizem respeito ao “saber conhecer, fazer, ser e conviver”, oportunizando conhecimentos técnicos e específicos de cada profissão e também a Atividade de Locomoção Independente, proporcionando maior variedade de experiências, na perspectiva de possibilitar ao aprendiz, autonomia pessoal, resolução de problemas, trabalho individual e em equipe, compreendendo o mercado de trabalho, limitações e aspirações pessoais e profissionais.
Para tanto, são desenvolvidos os seguintes temas:
 – Identidade Pessoal;
 – Higiene Pessoal e do Ambiente; e

 – Construindo a Identidade Profissional.

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